top of page
  • Cityfarm

Horta em casa: saúde, sustentabilidade e bem-estar




Para além de um hobby, uma horta em casa pode trazer mais benefícios do que você imagina.


Listamos aqui 5 impactos positivos que cultivar o próprio alimento em casa pode trazer:

 

1- Menor pegada ecológica


O termo "local food" ou comida local tem ganhado bastante relevância e significa cultivar o alimento próximo de quem vai consumi-lo. Já parou para pensar a distância que o alimento precisa percorrer para chegar até seu prato? Ao longo da cadeia toda, que começa no campo e termina na sua cozinha temos um longo percurso.

Essa cadeia gera um grande impacto ambiental devido à logística necessária para a distribuição e armazenamento dos produtos.


Cultivar localmente reduz a emissão de carbono e contribui para uma agricultura com menor pegada ecológica.


2- Alimento mais nutritivo


As hortaliças são alimentos perecíveis e passam por uma série de transformações, devido a seu metabolismo, após a colheita. No momento que você retira a raiz do alimento da terra ou da água ele já começa a deteriorar e por isso quando chega até você já não tem mais o mesmo valor nutricional.


Um estudo publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture revela que os vegetais podem perder de 15 a 70% de sua vitamina C após uma semana de colhido, por exemplo. Quando o alimento vai direto da horta para o prato você coloca no seu organismo todo o seu potencial nutritivo.


3- Combate ao desperdício de alimentos


Estima-se que mais de 35% de tudo que é produzido acabe no lixo. No Brasil, hoje, metade da sua população vive com fome ou em situação de insegurança alimentar. Não podemos ser coniventes com essa informação. Tanta gente passando fome enquanto jogamos alimento no lixo.

Temos perda durante a etapa de produção devido a fatores climáticos, durante o transporte, no armazenamento nos centros de distribuições e prateleiras dos mercados e muitas vezes até em casa deixamos o alimento estragar na geladeira.

Quando se perde o alimento também estamos desperdiçando todos os recursos que foram necessários para produzi-lo: tempo, terra, água, energia, dinheiro.

Com uma horta em casa você faz o seu planejamento de plantio e colhe conforme necessidade evitando assim que o alimento estrague.


4- Empatia ambiental


Acompanhar o crescimento das plantas a partir da semente ou de uma muda é um ótimo exercício de paciência e cuidado com outro ser vivo. Passamos a dar mais valor e respeito pelo alimento quando compreendemos seu processo de desenvolvimento e sua origem.


Essa troca de energia entre o cuidar e o comer ajuda a ressignificar a nossa relação com a natureza.


5- Harmonia


Ter uma horta em casa deixa o seu ambiente mais bonito e harmonioso. As plantas, quando bem cuidadas, trazem energia para o lar. Suas cores, cheiros, e formatos contribuem para a alegria e felicidade.


Se o alimento nutre o corpo, a beleza da horta nutre a alma.


 

A Cityfarm é uma empresa que desenvolve soluções para a prática da agricultura urbana. Tem interesse em começar uma horta em casa ou produzir dentro da cidade? Nós podemos te ajudar.

Saiba mais clicando aqui.




bottom of page