Paraisópolis ganha horta vertical comunitária

Atualizado: Out 21


Horta vertical comunitária Paraisópolis

A comunidade de Paraisópolis ganhou na última semana uma fazenda urbana.


O Projeto AgroFavela - Refazenda é uma iniciativa do Instituto Escola do Povo em parceria com o Instituto Stop Hunger, que visa o combate à fome e à má nutrição, criando um novo espaço, com aproximadamente 900 m², para cultivo de hortaliças, com o objetivo de educar, capacitar e distribuir as hortaliças aos moradores da comunidade, garantindo a eles uma alimentação mais saudável.


E nada mais apropriado que ter com data de lançamento o dia mundial da alimentação!


O sistema de plantação vertical foi implementado pela Cityfarm e é baseado em hidroponia, técnica de cultivo sem solo, em que a água contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Ocupando apenas 20m², o módulo vertical implantado permite cultivar até 960 pés de hortaliças simultaneamente, o que representa uma produtividade cinco vezes maior quando comparado ao cultivo tradicional.

A agricultura vertical é um método revolucionário e mais sustentável, pois reduz a necessidade de água, já que consiste em um sistema de recirculação, e também economiza espaço, contribuindo, dessa forma, para a diminuição da pressão exercida pelo setor pela busca por novas área de cultivo. Ao viabilizar a produção de hortaliças no ambiente urbano, onde está o consumidor, a técnica permite a redução da poluição, do custo e do desperdício causados pelo transporte, além de chegar ao prato com um valor nutricional mais elevado, pois possibilita o consumo logo após a colheita.


Além da implementação do projeto, a Cityfarm capacitou moradores da comunidade com a formação de fazendeiros urbanos, que serão responsáveis pela continuidade da produção. O treinamento abrangeu os processos de germinação, utilização de nutrientes, cuidados com pragas, manutenção dos equipamentos e colheita. O próximo passo do projeto é implantar o modelo em 1.000 favelas pelo Brasil.

Gostou da ideia e precisa de ajuda para montar o seu projeto de horta ou fazenda vertical? Fale conosco clicando aqui. Podemos te ajudar!

24 visualizações

Prazo de entrega - 5 a 7 dias úteis

CNPJ: 32.428.984.0001-00

  • Facebook
  • Instagram
WhatsApp-icone.png

Rua Ibituruna, 1085 F - Saúde São Paulo, SP 04302-052